09 dezembro, 2009

FILME ESCRITORES DA LIBERDADE

O Filme mostra a realidade dos problemas educacionais e a violência dentro deste contexto lamentável. Escritor da liberdade começa com uma professora jovem, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", no intuito de dar aulas Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados "turbulentos", e até envolvidos com gangues.

Quando percebe os problemas vividos pelos estudantes, a professora Erin resolve aplicar novos métodos de ensino, ainda que sem a aprovação da diretora do colégio. Para isso, a ela(Erin) entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, todos os dias , sobre coisas de suas vidas, como conflitos dentro de casa ou fora.E ainda a professora indicou a leitura de diferentes obras sobre episódios importantes da humanidade, como o célebre livro "O Diário de Anne Frank", com o objetivo de que os alunos percebessem a necessidade de tolerância , sem a qual muitas barbáries ocorreram e ainda podem ocorrer.

Com o passar do tempo, os alunos vão se engajando em seus escritos nos diários e, trocando experiências de vida, passam a conviver de forma mais tolerante, superando entraves em suas próprias rotinas. Assim, eles reuniram seus diários em um livro, que foi publicado nos Estados Unidos em 1999, após uma série de dificuldades. É claro que projetos inovadores como esse, em se tratando de estabelecimentos de ensino com poucos recursos, enfrentam diversos obstáculos, desde a burocracia até a resistência aos novos paradigmas pedagógicos. Em países como o Brasil, então, as dificuldades são imensas, mas superáveis, se houver engajamento e esforços próprios.

Nesse sentido o filme deve ser visto como um exemplo para o melhoramento do ensino mundial, embora seja ficção o filme é um grande estimulante para aqueles que desacreditaram que os problemas sociais não tinham solução,Escritores da liberdade nos faz refletir sobre nossas atitudes e titubear que com perseverança podemos sim alcançar nossos objetivos por mais difícil que eles sejam os obstáculos que a vida nos impõem devemos encara como um estimulo para seguir em frente.

Um comentário: